sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ensaio sobre a moda

Moda. Esse assunto infame, que provoca opiniões bem distintas. Há quem goste, há quem não goste. Há quem goste de seguir estritamente a moda, há quem se embrenhe por caminhos mais alternativos e há quem simplesmente não dê a mínima. Não sei se consigo me enquadrar especificamente em alguma dessas três situações. Aprecio moda, sem dúvida, mas não é algo que eu tenha vontade de acompanhar o tempo todo.
Apenas embelezando o post.

De volta ao post. A moda, ironicamente, é algo que já não está tão na moda assim, tendo sido substituída por algo de apelo mais popular, porém mais genérico, mais inexpressivo: falo do sertanejo-pop que assola nossas rádios, como a infame rádio local Alegria ("A rádio do coração", atualmente na frequência 89,5 MHz FM). A boa moda é algo feito mais do coração, com mais lirismo e sentimentalismo e outros "ismos" do que o sertanejo. Ouça.


Sente-se a profunda emoção dos cantantes ao falar de seu amado Rio de Piracicaba. Algo que não se vê em canções mela-cueca como as do nerd no armário Luan Santana ("você é raio de saudade/meteoro da paixão", sinta a influência de RPGs nessa frase, sem falar que ele assume ler Tolkien, mais nerd impossível).
Também nota-se mais originalidade, nem todas as músicas precisam ser sobre o par de chifres na sua testa. Para os gênios da moda da viola, o campo lírico é muito mais extenso, indo de rios de lágrimas de Piracicaba até obras controversas e originais, como esta maravilhosa releitura rural do clássico de Bram Stoker, cortesia da dupla Conde e Drácula.

http://www.youtube.com/watch?v=VYtIAF-ghiw

Ouça, aprecie os maravilhosos efeitos eletrônicos e a atmosfera rural-transilvânica que eles adicionam à moda. Tudo isso é apenas o fundo para o desenrolar desta história fascinante e original. Que prazer é para meus ouvidos deleitar-me ao som desses ícones da música brasileira. Encerro aqui meu apaixonado post sobre este gênero musical infelizmente tão esquecido nos dias de hoje. Ressalto que continuarei a postar sobre a moda de viola, com as postagens sempre no marcador moda.



(Apenas introduzindo-me (sem malícia), sou Eduardo, o outro cara que vai postar neste ilustre blog.)
PS: sim, sei que dá para colocar a telinha de vídeo ali, não coloquei pra não estragar a maravilhosa (ou não) brincadeira com moda fashion e moda de viola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário