quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Crítica oca (a.k.a. Trollagem)

Antes de mais nada, as críticas a ser ditas neste post não visam ser pessoais, mas sim ao simples comportamento apresetado. E o exemplo (pessoa) citado a seguir podia ser qualquer outro, mas escolhi este porque creio que seja o mais acessível a todos. Sem mais delongas agora...

Há não muito tempo atrás, eram muito comentados os vídeos do Felipe Neto, aquele do "Não Faz Sentido", cada vídeo do cara ganhava algumas centenas de milhares de visualizações e uns muitos comentários. O cara virou assunto (uma modinha, como o próprio já falou em um ou dois vídeos), ganhou prêmio, ganhou programa na tv (o qual não sei se segue mais ou menos o mesmo formato dos vídeos, porque até hoje não cheguei a ver, então não vou entrar no mérito de julgar), ficou conhecido, e, de uns tempos pra cá, parou de postar no youtube (nem tanto tempo assim, mas perdeu a frequência já há bastante).
Por quê? Não vou aqui adivinhar o que foi, nem julgar o cara por causa disso, talvez ele tenha perdido a vontade de postar coisa nova lá (o que acho perfeitamente válido), talvez seja em decorrência do programa agora na tv (e esse já deve ter rendido muito "AFF FELIPE NETO SE VENDEU" e derivados) mas acho que a razão foi simplesmente falta de assunto.

Mas não há mais nada pra se falar?

Existe sim, mas não muito para a abordagem por ele e por muitos outros usada. O formato adotado naqueles vídeos dificilmente pode durar muito tempo. Por quê? Porque é muito difícil usar a crítica oca, o xingamento gratuito (PORRA mas isso aí é uma MERDA quem gosta disso é RETARDADO e tem que TOMAR NO CU, SE FUDER) pra qualquer assunto, é difícil se estender, seja na fala, seja na escrita, embasado apenas em xingamentos e coisas que todos aqueles que criticam a algo já ouviram alguma vez [tipo, "quem é fanática por crepúsculo/restart/hori/justin biba bieber tem 10-16 (forcei o limite, acho, ESPERO) e é virgem" (acrescido de PORRAs e CARALHOs no meio e pronunciado MAIS OU MENOS NESSE TOM)" não é nenhum argumento que alguém vá ouvir e dizer "bah, é mesmo. Eu nunca tinha pensado nisso"]. As críticas assim geralmente não vão além de assuntos como os do exemplo ali de cima: Assuntos já demasiadamente discutidos por outras pessoas e que são desaprovados por uma parcela significativa, mas não são tão polêmicos assim e que, vamos combinar, não são lá muito relevantes e do qual parcela maior das pessoas resolve simplesmente ignorar; fazendo-se isso (como já falei antes) com argumentos já conhecidos. Quer dizer, QUEM FAZ ISSO É UM PORRA DE UM IMBECIL E TEM QUE IR PRA PUTA QUE PARIU, BANDO DE IDIOTAS, VÃO SE FUDE SEUS RETARDADOS, SÓ FALAM O QUE AS PESSOAS JÁ SABEM E SÓ FALAM DE COISA IDIOTA E SÃO IMBECIS E TEM QUE SE FUDE, QUEM GOSTA DISSO É VIRGEM E VIADO E NÃO GOSTA DE MULHER E POR ISSO TEM QUE SE FUDER MAIS, OU MELHOR MENOS, PORQUE É DISSO QUE ELES GOSTAM ENTÃO NÃO VÃO SE FUDER, SEUS IMBECIS.
  
Sete linhas. Não mais do que isso foi o que consegui usando a "crítica oca" anteriormente abordada, naturalmente pode-se ver o quanto conteúdo algo assim geralmente (não) tem.

...

Agora sério, quem não entendeu a ironia ali da frase em caps tem que se fuder mesmo, really pessoal, vamos acordar pra vida.

...

Antes que alguém diga o contrário, (ou não) também acho uma porcaria  coisas como crepúsculo/restart/cine/qlqbandinhacomercialmerdapoprickbonadioassembled/pagode/funk carioca/sertanojo/hip hop (que pra mim é um troço bem diferente daquele rap mais antigo, tipo public enemy)/etc mas elas não tem me irritado mais tanto quanto abrir QUALQUER vídeo de rock/metal no youtube [mesmo os de bandas de merda como manowar, nickelback e bandinhas hair metal anos 80 e os de bandas que não são tudo isso, tipo kiss (alguém vai apedrejar depois dessa)], - salvo os mais obscuros - e sempre encontrar uma porção significativa de pessoas falando coisas tipo "AFF JUSTIN BIEBER TEM QUE MORRER" "ENQUANTO AS PESSOAS FICAM OUVINDO JUSTIN BIEBER" "NO DIA TAL/TAL/TAL VAMOS INVADIR O VIDEO ALGUMAMERDA DO JUSTIN BIEBER" ou "YOU SAY bandacantorcantorademerda I SAY bandalugarcomumqueasvezestambeméumamerda" e derivados.

O sucesso de porcarias assim também passa por muitas pessoas não gostarem e mesmo assim darem alguma importância a isso [sem falar que quem fica nessa mostra ter a mentalidade (e seguido idade) dos fãs daquilo que criticam, tendo apenas escolhido um caminho melhor (esse mérito ninguém tira) e são os mesmos que escutam hardzão mela-cueca dos anos 80 e te olham torto caso dizes que gosta de alguma coisa tipo, vejamos, red hot chili peppers ou, sei lá, oasis]. As pessoas deviam percebem mais que a cultura pop, que é geralmente uma grande bobagem, não vai ser detida tão facilmente (provavelmente não será impedida de jeito nenhum),e que o melhor (e talvez único) modo de atacá-la é com a indiferença, afinal, algo FABRICADO para chamar as massas, trazer fama, sucesso e, é claro, lucro não sobrevive após começar a ser ignorado e esquecido. É só ver, coisas como menudos, new kids on the block, n'sync, etc, etc. Poucos (pra não dizer ninguém) se lembram dessas coisas e quase ninguém ainda se importa com isso. Enquanto bandas e pessoas como Led Zeppelin, Beatles, Jimi Hendrix, The Doors (e artistas de outros gêneros também, só tô me atendo ao rock porque é aquilo que conheço melhor) são lembrados e ganham fãs até hoje, mesmo sem tocar junto e lançar algo novo há tanto tempo).
......

Por fim, quero dizer que mesmo não sendo muito fã da crítica vazia, do criticar pra xingar de graça, provavelmente eu use isso em breve, se achar cabível pra algum assunto.

.....

Ficou imenso, mas isso faz parte do meu modo de escrever, tentem se acostumar (ou não).

Era isso.

PS: Ok, os argumentos aqui postos também já são meio batidos, mas vou me esforçar na próxima pra por algo mais inesperado. Juro (ou não).

Nenhum comentário:

Postar um comentário